terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bullying: Não deixe esta moda pegar!!!

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender.Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma. 

Este tema esta cada vez mais presente em nossa sociedade, mas muito pode pensar que isto não tem nada a ver. Aí é que a gente se engana, quando pensamos que uma simples gozação não dá nada é porque geralmente gostamos de zoar e nem pensar nas brincadeiras que fazemos com os outros.
Nas escolas este ato de Bullying é muito mais forte ainda, pois na escola sempre existem aqueles grupinhos que gostam de se aparecer e sempre pegar alguém para ser o motivo de distração dos outros.
Este ato pode caracterizar um estranhamento da vítima com a sua personalidade, pode perder a sua identidade em virtude de atos que podemos julgar criminoso e acabar se fechando para o mundo.
         De contra partida o agressor não acha que esteja fazendo tanto mal quando se trata de apenas uma zoação, mas existem tipos de bullying que são praticados por pessoas ou grupo de pessoas que tem o prazer de detonar com os outros agredir por serem diferentes do que eles acham que são normais.
Podem sofrer Bullying pessoas que são, baixas, altas, negras, homossexuais, gordas, cdf´s, pessoas que não são da mesma cidade enfim, existem vários moldes que podem caracterizar este tipo de sofrimento.
Para acabar com este procedimento de constranger estas pessoas ou grupos é a prática do diálogo aberto e a punição severa, mas não um tipo de punição que caracteriza o mesmo ato de excluir.
Precisamos tratar deste assunto nas escolas, nas igrejas, nos grupos de debates, nas rodas de amigos e enfim em todos os lugares que podemos conscientizar as pessoas que esta prática é ilegal.
Os nossos grupos políticos não ajudam, então já sabemos que não podemos esperar muito, então a mobilização tem que começar agora para que eles possam então reforçar a educação e transformar os cidadãos em cidadãos descentes e civilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário