domingo, 5 de setembro de 2010

PRECONCEITO RACIAL: CRIME OU DOENÇA?


De acordo com o Artigo 5 da Constituição Federal a lei presume que somos iguais perante a lei sem distinção de credo, raça, posição social, então desta forma entendo que não deveríamos  presumir que somos melhores ou piores que os outros.
            Hoje no Brasil o preconceito racial ainda é bem latente, só que o mais interessante é que as pessoas notam somente a tonalidade da pele e não a origem sanguínea, no Brasil a miscigenação é muito grande então não se pode dizer com perfeição sem um estudo etimológico qual é a sua cor definida.
            Muitos tentam classificar as pessoas como “raça” branca, “raça” negra, “raça” qualquer coisa, mas nós somos e temos apenas uma “raça” que é a Raça Humana, que foi criada por Deus.
            Então lhe faço a seguinte pergunta Racismo é crime ou é uma doença?
Acredito friamente que o racismo é uma patologia que leva ao crime, porque não existe uma explicação normal para grupos de pessoas agredirem pessoas negras, proibi-las de freqüentar lugares, praticar esportes enfim de viver uma vida normal.
Acredito que o que nos torna diferentes uns dos outros é o caráter, pois quem tem uma má índole não pode ser considerada como uma pessoa de bem, pois possuem o poder de estragar a felicidade dos outros.
            A questão educacional é uma vertente que pode contribuir, só que no Brasil mais uma vez, não se tem um planejamento voltado para isso, veja bem a lei 10639/03 que torna obrigatório a inserção da cultura afro brasileira dentro da grade curricular dos alunos não é aplicada de maneira eficaz, o país não oferece uma capacitação para os professores e oferece um material muito desatualizado, que então mais uma vez fica complicado de se trabalhar, então passa batido e passa a ser mais uma questão esquecida.
            Acredito que esta realidade um dia será neutralizada e as pessoas poderão viver de uma maneira sensata valorizando as pessoas pelo o que elas são e não pela cor que elas possuem e nem muito menos pela grife que usam, como já dizia Martin Luther King Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados

Nenhum comentário:

Postar um comentário